sábado, 26 de fevereiro de 2011

Projeto Ribas in Vídeo

Roteiro para a produção do vídeo para o Projeto: Ribas em Vídeo
1.       Participarão do projeto apenas alunos do 7° ao 9° ano da Escola São Sebastião.
2.       O vídeo pode ser produzido em grupo de no máximo quatro (04) alunos.
3.       Alunos de salas diferentes poderão formar grupo para a produção do vídeo.
4.       A participação no projeto não é obrigatória, porém será acrescida nota extra em História para quem participar de forma efetiva.
5.       O vídeo deverá ser entregue salvo em pen drive ou em CD ao professor até o dia 11/03 (sexta-feira) para possíveis ajustes.
6.       O vídeo deverá ser produzido a partir do programa Movie Maker.
7.       Poderão utilizar os mais variados recursos tecnológicos para produzi-lo (câmera fotográfica, MP3, aparelho celular, filmadora, etc.).
8.       O vídeo deverá ter de 03 (três) a 05 (cinco) minutos.
9.       Os vídeos serão apresentados para toda a escola no dia 18/03 e posteriormente postado no blog: HTTP://www.herodotomoderno.blogspot.com
10.   No vídeo, obrigatoriamente deverá constar:
·         Título criativo e original. Não esquecer que Ribas do Rio Pardo é o Tema e não o nome que deverá constar no seu vídeo.
·         Identificação da escola, da disciplina, do professor, dos autores e séries (principalmente quando forem grupos com alunos de salas diferentes).
·         Se colocarem fotografias ou outro tipo de imagens, não se esqueçam de identificarem.
11.   Se tiverem dúvida, fale com o professor.
12.   Um click no mause e boa sorte a todos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Filmes Raros - História e Literatura

www.filmesraros.com

História Geral da África

                                    História Geral da África


Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Evolução???

Link para pesquisa de História

http://www.sohistoria.com.br/

Link para Filmes de História

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=162&letter=&start=30
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.posgraduacao.ufms.br/
www.editoraopet.com.br/

História das Coisas

Criacionismo X Evolucionismo

Tolimado

Golaços do Ronaldo Fenômeno

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Craque Tricolor

Título épico faz jogadores da sub-20 pensarem alto: Londres e Copa 2014

Após vitória por 6 a 0 sobre o Uruguai, jogadores campeões sul-americanos desembarcam no Brasil e já pensam em Olimpíadas e Mundial

Por Diego Ribeiro São Paulo
Lucas (Foto: Diego Ribeiro / Divulgação)Lucas chega empolgado após Sul-Americano
no Peru (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
A empolgação não poderia ser maior. Depois da vitória épica por 6 a 0 sobre o Uruguai e o título sul-americano, no Peru, os jogadores da Seleção Brasileira sub-20 desembarcaram nesta segunda-feira, em Guarulhos, sob recepção calorosa de familiares e alguns torcedores. Apenas os santistas Neymar, Alex Sandro, Danilo e Alan Patrick não estavam com a delegação, já que se juntaram ao elenco do Santos para o jogo contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.
Em compensação, outros destaques do Sul-Americano não esconderam a felicidade. Principalmente Lucas. O meia do São Paulo foi logo recepcionado por um abraço apertado da mãe, Fátima, e se animou quando perguntado sobre uma possível sequência na Seleção principal, treinada por Mano Menezes. O comandante ficou de olho na competição, para alegria do meia, autor de três gols na goleada decisiva.
- Valeu demais a pena, fiz um bom campeonato e vamos esperar as próximas convocações. Disputar Olimpiadas e Copa do Mundo é um sonho que tenho, e tudo isso começa agora. Vamos esperar o professor Mano - destacou Lucas.
É um time com enorme potencial para representar o Brasil na Copa"
Ney Franco
Outro são-paulino tem expectativa semelhante. O volante Casemiro, que herdou a faixa de capitão após a lesão do zagueiro Bruno Uvini, acha que conseguiu mostrar seu talento no Sul-Americano. Além de ter se destacado na marcação, ele foi ao ataque e fez três gols na competição, todos de cabeça. A confiança de Casemiro já é digna de um veterano.
- No meu ponto de vista, todos têm condições de conquistar uma vaga na Olimpíada. Desde quando nos apresentamos, em dezembro, o Ney Franco deu confiança para o grupo e nos fortaleceu. A Seleção principal tem um excelente treinador também, que vem acompanhando nosso trabalho. O importante é seguir fazendo parte desse grupo - disse Casemiro.
O técnico Ney Franco também acredita em seus garotos. Para ele, a equipe mostrou maturidade nos momentos de maior pressão, como o que sucedeu a derrota para a Argentina, e conseguiu dar a volta por cima em grande estilo.
- A equipe evoluiu muito emocionalmente, pois no jogo em que estávamos mais pressionados, fomos bem, contra o Uruguai. Não caímos em provocações e amadurecemos muito. É um time que tem potencial enorme para representar o Brasil no Mundial. A geração é ótima - comemorou Ney.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Charges

Piadas

O garoto chega da escola e logo pergunta ao pai:
— Papai, papai... Você sabe escrever no escuro?
— Não, meu filho... Por quê?
— É que eu queria que você assinasse o meu boletim!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Meus Alunos - 2011

Escola Municipal São Sebastião - 6°A, 7°A e B, 8°A e B, 9°A.
Escola EBA - 1ª fase A e B, 2ª fase A, 2°A e 3°A.
Escola JOPA - 2° D e E, 3°C e D.