ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO
PROJETO
Professor - Aparecido de Souza
Disciplina - História
Ribas do Rio Pardo – MS
3°Bimestre/2011
1. IDENTIFICAÇÃO
o Escola Municipal São Sebastião - Ribas do Rio Pardo/MS.
o Turmas (9°A e 9°B).
o Disciplina – História.
o Tema – Ditadura Militar (1964-1985).
o Professor Aparecido de Souza.
o 3° Bimestre.
2. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA
o Observando o assunto como parte da programação do bimestre, ocorreu a idéia de tentar trabalhar o assunto de forma diferenciada.
o O foco do nosso estudo está concentrado n a investigação das chamadas músicas de protestos para conhecermos as mazelas promovidas pela Ditadura Militar (1964-1985).
3. JUSTIFICATIVA
o A definição do tema justifica-se pela importância de conhecermos um período da História do Brasil bastante sombrio em termos políticos, mas muito fértil em produções artísticas e culturais, principalmente na Música Popular Brasileira - MPB.
4. OBJETIVOS
o Conhecer o período da Ditadura Militar (1964-1985) denunciado pelas músicas de protestos.
o Analisar os Atos Institucionais e verificar de que forma possibilitaram o enrijecimento do regime.
o Pesquisar biografias de artistas de destaque da época.
o Verificar as formas de repressão imposta pelos militares.
o Resgatar a essência da Música Popular Brasileira - MPB.
5. CONTEÚDOS
o Governo João Goulart (1961-64)- Implantou Reformas de Base
- Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas
- Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média
- Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas
- Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média
o Golpe Militar (31/03/64)- apoio da classe média, igreja, EUA, elite: tinham medo do comunismo
- assume a presidência o marechal Castelo Branco
- assume a presidência o marechal Castelo Branco
o O Governo Militar (1964-85) – Implantação da Ditadura Militar
- uso da repressão / investigação (SNI), censura
- bipartidarismo: ARENA X MDB
- prisões / tortura / exílio (artistas e políticos)
- oposição armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural
- uso da repressão / investigação (SNI), censura
- bipartidarismo: ARENA X MDB
- prisões / tortura / exílio (artistas e políticos)
- oposição armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural
o Governo Militar. - “Milagre econômico” : crescimento sem distribuição de renda e aumento da dívida externa
- influência dos EUA
- protestos e passeatas
- influência dos EUA
- protestos e passeatas
o Cultura na década de 1960
- Cinema Novo: crítica a miséria do país e a realidade do Brasil
- Músicas de protesto e “alienadas”.
- Cinema Novo: crítica a miséria do país e a realidade do Brasil
- Músicas de protesto e “alienadas”.
6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
o História e Artes.
7. METODOLOGIAS/PROCEDIMENTOS/CRONOGRAMA
o Analisar o tema a partir do material apostilado (Opet) e suas indicações (filmes, livros, sites, etc.).
o Pesquisar na Sala de Tecnologias Educacionais - STE sobre o tema em questão (em vídeos do You Tube, blogs, links e sites).
o Ouvir e analisar diversas músicas de protestos.
o Escolher uma música que melhor descreve o período e produzir um texto.
o Em grupo ou individual, dublar ou cantar uma música de protesto.
8. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
o Computadores;
o Internet;
o Impressoras;
o Filmadora;
o Câmera fotográfica;
o Microfones;
o Caixas de som;
o Apostila da Opet.
9. REGISTRO DO PROCESSO
o O registro será feito através de filmagens, das fotografias e dos textos produzidos.
10. AVALIAÇÃO
o Os alunos serão avaliados pela participação individual e coletiva em todas as atividades (pesquisa, produção e dublagem das músicas).
11. DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
o Os resultados dos trabalhos (show de dublagens) serão apresentados para toda a comunidade escolar (do período) e posteriormente serão disponibilizados no blog http://www.herodotomoderno.blogspot.com/.