domingo, 5 de junho de 2011

Sugestão de Aula - Ditadura Militar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular  Tema

Ensino Médio                         História                       Cidadania, Poder e Relações Sociais

Turma – 3° Ano



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A chegada ao poder dos presidentes militares (1964-1985), a implantação dos Atos Institucionais, perseguição e repressão à sociedade civil.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Após o período de redemocratização (1945-1964) o Brasil viveu um período onde os representantes advindos das forças armadas subtraíram da sociedade a tão sonhada Democracia.

Estratégias e recursos da aula

Utilizar a Sala de Tecnologias e os respectivos computadores para acessarem sites que possa elucidar alguns conceitos a partir de palavras-chave: Democracia, Ditadura, Exílio, Músicas de Protestos, Atos Institucionais, Torturas, etc. Solicitar que a partir das idéias extraídas na pesquisa, tentem relacioná-las a imagem abaixo:


Disponível em:


ATIVIDADE 1

Para iniciar os estudos, o professor exibirá o DVD da TV Escola – História do Brasil por Boris Fausto – Regime Militar (n°08).

Após a exibição, o professor deverá abordar algumas questões em forma de debate:

·         Esclarecer os alunos quanto à periodicidade do processo de repressão.

·         Problematizar os recursos utilizados pelos militares para ampliar o cerco à sociedade.

·         Discutir a produção cultural como meio de “driblar” ou “enfrentar” a censura.

·         Explicar as conseqüências para aqueles que ousavam resistir à Ditadura.

·         Comparar às formas de liberdades de ontem (Ditadura Militar) com as de Hoje.

As respostas deverão ficar registradas no caderno dos alunos para depois serem compartilhadas e auxiliar na produção de um texto coletivo e posteriormente exposto nos blogs abaixo:



ATIVIDADE 2

Após o debate, os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos acessando outros sites e assistindo aos vídeos disponíveis no YouTube:







Cada equipe, formada por quatro ou cinco componentes, ficará responsável pelos seguintes temas:

·         Atos Institucionais.

·         Músicas de Protestos.

·         Participação da União Nacional dos Estudantes – UNE.

·         Formas de Torturas.

·         Artistas exilados.

As equipes serão formadas a partir de sorteio, assim como a definição dos temas. Será esclarecido os objetivos de cada tema a ser pesquisado, assim como os critérios de avaliação.

ATIVIDADE 3

Na Sala de Tecnologias, os alunos assistirão cenas de filmes que denunciam esse período também chamado de Anos de Chumbo.

 Filmes sugeridos:

O que é isso companheiro?

Lamarca;

Eles não usam black-tie;

O ano que meus pais saíram de férias.

Disponível em:







ATIVIDADE 4

Os alunos se organizarão para um show de dublagem. Assistirão aos vídeos do YouTube sobre os principais artistas da época e das músicas consideradas de protestos e farão uma apresentação para a comunidade escolar do período (no caso, noturno).

Avaliação

Ao alunos serão avaliados: pelo domínio do tema; empenho para realizar as atividades; argumentação durante os debates; comprometimento durante as discussões; comprometimento com o grupo.