quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividades para as 1 Fase A e B


- A atividade poderá ser realizada em dupla e deverá ser entregue até o final dessa aula.
- Acesse o link abaixo para ler o texto



A GUERRA DO PARAGUAI



1. Faça um breve comentário explicando a Guerra do Paraguai (países envolvidos, objetivos em jogo e o desfecho da guerra).

Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar



A Secretaria de Estado de Educação (SED) promoverá, no dia 15 de setembro, o “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar”. A atividade será realizada simultaneamente nas 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul e contará com atividades e jogos educativos adaptados para o tema como apresentações de teatro, concurso de paródias e palestras. O evento será aberto às famílias e, para envolver ainda mais a comunidade, os estudantes farão uma panfletagem às 8 horas e às 16 horas.

Na Escola Estadual Alziro Lopes, de Guia Lopes da Laguna, os estudantes já estão sabendo o que vai acontecer no Dia Estadual do Combate ao Bullying Escolar, marcado para 15 de setembro. No período da manhã, eles assistirão a uma palestra sobre os males do bullying e apresentarão paródias, poesias, acrósticos, teatro, literatura, cordel e cartazes. Depois, assistirão a um show gospel enfatizando o amor, a amizade e o respeito. Estudantes, professores, coordenadores e a direção da escola acompanharão os estudantes na panfletagem nos arredores da escola. Para o turno da noite estão programadas apresentações de teatro, filme, paródias, músicas e palestra.

Em Três Lagoas, a Escola Estadual Afonso Pena dividiu as atividades entre os estudantes e os dias da semana. Na terça-feira (13), os alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental serão responsáveis pela peça teatral, a apresentação de vídeo, na quarta-feira (14) será com 6º ano do ensino fundamental A e B e com o 1º ano B do ensino médio. Já os estudantes do 3º ano do ensino médio A e do 1º ano do ensino médio B e D farão camisetas sobre o tema “bullying” no dia 15. Todos participarão da apresentação de paródias marcada para iniciar as ações na segunda-feira (12).

O cronograma também está pronto na EE Eufrazia Fagundes Marques, de Aral Moreira. Os estudantes participarão de jogos, como os sete erros do bullying, colarão cartazes, apresentarão peça de teatro, fantoches, música e poemas. A escola montou a Árvore da Amizade, em que cada estudante retirará seu nome e dará um abraço naquele que escreveu e colou na árvore. No encerramento, todos cantarão a música de Milton Nascimento, Canção da América.

Para esclarecer os estudantes e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pelo bullying escolar e conscientizar a família de sua responsabilidade no combate ao bullying, a Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, de Rio Verde Mato Grosso, programou uma programação que inclui a participação do no Desfile Cívico de 7 de setembro com o tema “Construindo um mundo com respeito e justiça social, 3º pelotão: bullying”. Na semana que vem, a escola estará mobilizada em torno do tema e os estudantes participarão de dramatizações, poesias e versos, teatro, palestras e panfletagem.

A Escola Estadual Profª. Terezinha dos Santos Mendonça, de Mundo Novo, começará a atividades no dia 13, com a confecção e envio de convites sobre o Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar para a comunidade. No dia 15, os estudantes assistirão a uma palestra educativa antes de seguir para a panfletagem. Depois, haverá a premiação para os primeiros colocados no concurso “Cartaz de Combate ao Bullying” que a escola realizou e apresentação de peça de teatro.

O “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar” é mais uma ação da SED para lidar com o fenômeno. Dentre outras iniciativas que já permeiam a rotina das escolas e em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010, instituiu nas unidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a formação do “Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate o Bullying Escolar". O objetivo do comitê é mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.

Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas para ilustrar a campanha foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.

Para a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, “é preciso que a escola tenha um olhar atento. Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”.

Bullying

De acordo com o dicionário Aulete de língua portuguesa, o termo bullying “compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento”. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. É entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O bullying sempre existiu, mas foi no final da década de 1970 que Dan Olweus, um professor da Universidade da Noruega, passou a estudar as tendências suicidas entre adolescentes e percebeu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, o bullying era um mal a se combater. Hoje, o fenômeno está mais popular, está mais visível com a influência dos meios eletrônicos, com a internet e com a televisão.

De acordo com Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agressão física ou moral precisa apresentar quatro características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa. “Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor”, explica a especialista.


Fique atento aos sinais:

- Falta de vontade de ir à escola;
- Sentir-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pedir constantemente para trocar de escola;
- Pedir para não ser levado à escola;
- Apresentar baixo rendimento escolar;
- Voltar da escola com roupas ou livros rasgados;
- Abandono dos estudos;


 A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:

- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
- Estimular os estudantes a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
- Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.