sábado, 21 de maio de 2011

Projeto Integrado - Tô de Férias

1. Identificação

Nome do cursista
Aparecido de Souza
Nome da Escola:      Eduardo Batista Amorim         Local (cidade/estado)      Ribas do Rio Pardo/MS  
Série:  Do 6° ao 9° ano                              Número de alunos:    média de 30 alunos por turma
Professores envolvidos: Aparecido de Souza e Cláudia Zanoni


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

O tema do projeto é o Turismo. Título: Tô de Férias.



3. Justificativa

A definição do tema justifica-se pela necessidade de conhecer importantes aspectos relacionados ao Turismo:
- A Importancia sociocultural do turismo;
- Diversão e desenvolvimento;
- A infraestrutura necessária para o Turismo;
- Os diferentes tipos de turismo;
- Ecoturismo;
- Turismo de Eventos;
- Produto turístico;
- Agências de Viagens;
- Hotelaria;
- Meios de transportes;
- Gastronomia;
- Meios de transportes;
- Eventos;
- Planejamento turístico.

4. Objetivo (s)

- Conhecer diferentes roteiros turísticos regional, nacional e internacional;
- Reconhecer nosso municipio como roteiro turistico e investigar as possibilidades de amplição dos mesmos.

5. Conteúdos

- Geografia – setores de produção, meios de transportes, tipos de relevo,  paisagem artificial e natural, localidades (mapas) turisticos.
- História – eventos esportivos, cidades históricas, etc.

6. Disciplinas envolvidas

História, Geografia, Lingua Estrangeira (Inglês).

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

- Leitura e análise do Projeto Integrado (material Opet);
- Pesquisar localidades turisticas nacional e internacional;
- Assistir aos vídeos do quadro Tô de Folga – Jornal Hoje;
- Acessar sites sugeridos pelo Projeto Integrado;
- Produzir textos com as principais informações adquiridas;
- Produzir e apresentar paródias relacionadas ao tema;
- Traduzir as paródias para o Inglês.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

- Computadores;
- Internet;
- Impressoras;
- Câmera fotográfica;
- Microfones;
- Caixas de som;
- Apostila da Opet.

9. Registro do processo

O registro será feito através das fotografias e dos textos e paródias que serão disponibilizados no blog  http://www.herodotomoderno.blogspot.com/

10. Avaliação e Resultados esperados

Os alunos serão avaliados pela participação individual e coletiva em todas as atividades (pesquisa, produção e apresentação de textos e paródias).

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Os resultados dos trabalhos (apresentação das paródias) serão apresentados para toda a comunidade escolar (do período) e posteriormente serão disponibilizados no blog http://www.herodotomoderno.blogspot.com/.

12. Referências Bibliográficas

Projeto Integrado – sistema de ensino Opet.


Livros
KLINK, amyr. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, s/d.
POLO, Marco. As Viagens “il milione”. Martin Claret, 2003.