sábado, 13 de agosto de 2011

"Minha prática com o uso de blogs"

Desde o ano de 2010, tenho lido vários relatos de professores a respeito dos bons resultados obtidos a partir da utilização das ferramentas tecnológicas, principlamente do uso de blogs em suas práticas pedagógicas. Assim, nasceu a idéia de criar um blog no sentido de inovar e promover melhoria na operacionazalição das máquinas e concretização das práticas para atender as demandas dos nossos alunos.
Relato a seguir um exemplo de como utilizei esta ferramenta no 2° semestre de 2011:

Primeiro momento  (pesquisa e socialização)
  • Apresentei os temas que deveriam ser trabalhados no bimestre para toda a turma (2° e 3° anos do Ensino Médio) ;
  • Dividimos as turmas em grupos de 3, 4 ou 5 alunos;
  • Levei os alunos na STE e mostrei como deveriam fazer para acessar o blog e os links disponibilizados.
  • Cada turma deveria consultar os links disponibilizados no blog para iniciar a pesquisa;
  • Disponibilizamos uma aula para cada grupo entregar o trabalho por escrito e socilizar as principais informações obtidas de acordo com o tema. A socialização poderia ser em forma de seminário simples, criação de vídeos (Movie Maker) ou através de slides (Power Point).
Segundo momento (avaliação da aprendizagem)

  • Informei que as atividades avaliativas seriam desenvolvidas em duas etapas;
  • Primeiro, cada grupo receberia uma relação de atividades, onde todos deveriam acessar o blog herodomoderno.blogspot.com/ para assistir aos vídeos selecionados e ler os textos disponibilizados para tais fins;
  • Reforcei que todos deveriam realizar as atividades, já que as mesmas seriam avaliadas em sala e de forma individual.
  • As atividades poderiam ser desenvolvidas de acordo com as condições/disponibilidades de cada grupo ou seja, poderiam fazer em casa, nas lan houses, na biblioteca municipal, etc.
  • Segundo, as atividades deveriam ser entregues no dia da prova escrita.

Resultados...


Benefícios:

  • Percebi que muitos alunos se familiarizaram com as ferramentas.
  • Em geral, a média (notas) das turmas foram superiores as do 1° bimestre.
  • Muitos disseram que "adoraram" fazer as atividades.
  • Alguns realataram que compartilharam os vídeos com irmãos, amigos, primos, etc.

Desafios:

  • Nem todos os alunos tem acesso ao computador com banda larga;
  • Alguns alunos que possui computador com internet, tem plano econômico e reclamaram que nem sempre conseguem finalizar os vídeos disponibilizados;
  • O tempo disponível na STE não foi suficiente para realizar as atividades;
  • Em uma avaliação posterior, verifiquei que a maioria está condicionada à conteudos factuais ou ainda com informações muito superficiais...
  • Demosntraram muita dificuldade para contextualização ou criticidade das informações adquiridas.

*Independente dos resultados aqui elencados, não resta dúvida de que as ferramentas tecnologicas quando utiulizadas para atender de forma planejada a demanda do aluno, contribui e muito para alavancar o processo de ensino e aprendizagem.

Professor da STE (Cido)  auxiliando o professor regente (Cleiton) e a turma do 5°B (vespertino) no desenvolvimento de atividades referentes ao dia do FOLCLORE - 22 de agosto












Projeto: Ribas em vídeo
Produto final: vídeos produzidos pelos alunos
Este vídeo já está disponível no YoTtube




Alemanha relembra 50 anos do Muro de Berlim

Barreira dividiu cidade durante 28 anos e deixou cicatrizes profundas em seus moradores; em cerimônia, políticos alemães celebram união.

Da BBC
A Alemanha comemora, neste sábado, os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio.
A cerimônia em memória desse marco começou com a leitura dos nomes de 136 berlinenses que morreram tentando cruzar o muro.
O presidente alemão, Christian Wulff, disse que o muro é agora parte da história, e que o país está estabelecido em segurança como uma nação unificada.
Alemães em cerimônia neste sábado  (Foto: Reuters)Alemães em cerimônia neste sábado (Foto: Reuters)
A construção da barreira remete aos primeiros anos da Guerra Fria, quando Berlim Ocidental era o caminho escolhido por milhares de berlinenses orientais para fugir rumo à democracia do oeste.
Em resposta, autoridades da Alemanha Oriental construíram, na noite de 13 de agosto de 1961, uma muralha que rodeava totalmente o lado ocidental da cidade.
Pelas três décadas seguintes, Berlim se tornou um ponto de ebulição da Guerra Fria.
E, apesar de a barreira ter sido derrubada em 1989, é considerada até hoje um símbolo de divisões econômicas na Alemanha.
CicatrizesO correspondente da BBC na cidade, Stephen Evans, explica que o muro teve um impacto fortíssimo na cidade, deixando alguns de seus moradores abalados pela sensação de aprisionamento. Alguns guardam as cicatrizes psciológicas até hoje.
É o caso de Gitta Heinrich, que atualmente não tem muros ao redor de sua casa. A proteção de seu terreno é feita com árvores e arbustos, em vez de concreto e pedras. Dentro de casa, ela mantém as portas entre os cômodos sempre abertas. Nas ruas, evita espaços confinados em que haja multidões.
Gitta é da pequena vila de Klein-Glicenicke, nos arredores de Berlim, por onde passou o muro, transformando o local em uma ilha da Alemanha Oriental presa dentro de Berlim Ocidental.
Quando este foi derrubado, ela foi submetida a uma consulta médica, porque se sentia ansiosa e angustiada. Seu diagnóstico: 'Mauerkrankheit', ou 'doença do muro'.
'Dia mais triste'O prefeito dde Berlim, Klaus Wowereit, declarou que, apesar de o muro ter ficado para a história, 'não devemos esquecê-lo'.
Em uma cerimônia em Bernauer, rua que ficou conhecida por ter sido dividida pelo muro (e que hoje abriga um memorial), ele disse que a cidade está relembrando neste sábado 'seu dia mais triste na história recente'.
'É nossa responsabilidade comum manter vivas as memórias e passá-las adiante às próximas gerações, para manter a liberdade e a democracia e para evitar que injustiças não voltem a ocorrer.'