Relato a seguir um exemplo de como utilizei esta ferramenta no 2° semestre de 2011:
Primeiro momento (pesquisa e socialização)
- Apresentei os temas que deveriam ser trabalhados no bimestre para toda a turma (2° e 3° anos do Ensino Médio) ;
- Dividimos as turmas em grupos de 3, 4 ou 5 alunos;
- Levei os alunos na STE e mostrei como deveriam fazer para acessar o blog e os links disponibilizados.
- Cada turma deveria consultar os links disponibilizados no blog para iniciar a pesquisa;
- Disponibilizamos uma aula para cada grupo entregar o trabalho por escrito e socilizar as principais informações obtidas de acordo com o tema. A socialização poderia ser em forma de seminário simples, criação de vídeos (Movie Maker) ou através de slides (Power Point).
- Informei que as atividades avaliativas seriam desenvolvidas em duas etapas;
- Primeiro, cada grupo receberia uma relação de atividades, onde todos deveriam acessar o blog herodomoderno.blogspot.com/ para assistir aos vídeos selecionados e ler os textos disponibilizados para tais fins;
- Reforcei que todos deveriam realizar as atividades, já que as mesmas seriam avaliadas em sala e de forma individual.
- As atividades poderiam ser desenvolvidas de acordo com as condições/disponibilidades de cada grupo ou seja, poderiam fazer em casa, nas lan houses, na biblioteca municipal, etc.
- Segundo, as atividades deveriam ser entregues no dia da prova escrita.
Resultados...
Benefícios:
- Percebi que muitos alunos se familiarizaram com as ferramentas.
- Em geral, a média (notas) das turmas foram superiores as do 1° bimestre.
- Muitos disseram que "adoraram" fazer as atividades.
- Alguns realataram que compartilharam os vídeos com irmãos, amigos, primos, etc.
Desafios:
- Nem todos os alunos tem acesso ao computador com banda larga;
- Alguns alunos que possui computador com internet, tem plano econômico e reclamaram que nem sempre conseguem finalizar os vídeos disponibilizados;
- O tempo disponível na STE não foi suficiente para realizar as atividades;
- Em uma avaliação posterior, verifiquei que a maioria está condicionada à conteudos factuais ou ainda com informações muito superficiais...
- Demosntraram muita dificuldade para contextualização ou criticidade das informações adquiridas.
*Independente dos resultados aqui elencados, não resta dúvida de que as ferramentas tecnologicas quando utiulizadas para atender de forma planejada a demanda do aluno, contribui e muito para alavancar o processo de ensino e aprendizagem.
Professor da STE (Cido) auxiliando o professor regente (Cleiton) e a turma do 5°B (vespertino) no desenvolvimento de atividades referentes ao dia do FOLCLORE - 22 de agosto
Projeto: Ribas em vídeo
Produto final: vídeos produzidos pelos alunos
Este vídeo já está disponível no YoTtube
Produto final: vídeos produzidos pelos alunos
Este vídeo já está disponível no YoTtube