terça-feira, 18 de outubro de 2011
Em Ribas, Projeto Na Ponta da Língua diverte alunos ensinando
Para muitas pessoas e estudantes, a palavra gramática assusta muito mais que matemática. O trocadilho é uma brincadeira, mas o assunto é sério.
Para disseminar as novas regras do acordo ortográfico da língua portuguesa nas escolas de Mato Grosso do Sul, o Sesi/MS lançou no dia 08 de agosto desse ano, o projeto Na Ponta da Língua.
No Novo Acordo Ortográfico foram feitas algumas modificações no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
Nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, foi a vez de Ribas do Rio Pardo receber o projeto na Escola Municipal São Sebastião. Por meio de apresentações teatrais e distribuição de cartilhas, os atores e atrizes do Grupo XPTO ajudam os alunos a esclarecerem dúvidas sobre as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Em Ribas do Rio Pardo mais de 500 alunos assistiram as apresentações. Para o prefeito Roberson Moureira, que assistiu atendo pela segunda vez a peça, o projeto é mais um presente e ferramenta para educação da Fiems/Sesi para o município.
− Pedi que os alunos aproveitassem ao máximo a apresentação, pois é de ótima qualidade. Fiquei impressionado quando assisti pela primeira vez quando Ribas foi contemplado no lançamento em agosto. É mais um presente da Fiems para nós, como a Biblioteca Indústria do Conhecimento, Cine Sesi, entre outros projetos, e uma verdadeira ferramenta de ensino prático, disse Roberson.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, trata-se de uma iniciativa ousada do Sistema Indústria, por meio do Sesi, de contribuir para esclarecer as dúvidas que sugiram com as novas regras da reforma ortográfica brasileira.
− A revisão ortográfica foi concluída e precisamos levar a informação para as pessoas, principalmente aos nossos jovens, observou.
A produtora do Na Ponta da Língua no Estado, Sônia Marques, disse que a receptividade dos alunos foi excelente, e o projeto é muito importante.
− É interessante verificar que, antes do início da apresentação, eles estão agitados e, quando começa a peça, todos ficam atentos, porque a mensagem é clara e divertida, destacou.
Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, de São Paulo (SP), o projeto também vai distribuir 300 mil cartilhas e exibir 10 filmetes nas emissoras de TV do Estado com informações que explicam e exemplificam o jeito certo de usar tremas, acentos e hífens.
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