Duração: 05 aulas
Disciplina: História
Turma: 8° ano A
Tema: A Revolução Industrial
Prof. Aparecido de Souza
Após o término das atividades programadas, pontuo aqui alguns aspectos quanto a utilização do blog como ferramenta pedagógica.
Pontos positivos das aulas
- Melhoria no planejamento - fez com que eu enquanto professor regente me preocupasse ainda mais em relação às informações que estavam sendo disponibilizadas, desde um simples texto aos mais variados vídeos do Youtube.
- Possibilitou-me uma reflexão quanto a contextualização e execução das atividades programadas (como poderia relacionar aos acontecimentos contemporâneos; tempo para executá-las; conhecimentos prévios dos alunos; conhecimentos técnicos).
- Dinamizou as aulas, uma vez que os alunos foram se familiarizando com o endereço do blog e já sabiam que a partir do mesmo, era possível acessar o conteúdo selecionado para determinada aula.
- Despertou o interesse da turma, uma vez que teriam acesso "às coisas da tecnologia". (citação da fala de aluno).
- Os vídeos foram vistos por outras turmas e demais professores da turma.
- Percebemos a importância da divulgação dos trabalhos, assim como dos registros.
- Observamos que vários alunos dominam as ferramentas exigidas para realização do produto final (PowerPoint e Movie Maker) para produção de vídeos e ou slides.
- Recursos diversos - a utilização de imagens, vídeos e os demais textos, possibilitaram sair do tripé convencional (professor, lousa e giz) para uma aprendizagem mais para prazerosa, autônoma e significativa.
Dificuldades encontradas
- O domínio técnico das ferramentas tecnológicas ainda é um desafio para alguns alunos, em especial os da área rural.
- A baixa velocidade da internet dificultou a execução de algumas etapas (muitos trabalhos foram finalizados fora do ambiente escolar).
- Fazer com que os alunos acessassem somente endereços disponibilizados para tais fins, uma vez que os espaços de bate papo, principalmente o orkut são de grande interesse dos alunos.
Mudanças efetuadas em relação ao planejamento inicial
- Tínhamos programado a execução das atividades para 4 aulas, mas necessitamos de 5 aulas.
- Num primeiro momento, tínhamos programado o vídeo como produto final, mas no decorrer da atividades deixamos em aberto (poderia ser o vídeo ou a produção de slides), pois alguns alunos alegaram pouca familiaridade com tal recurso (Movie Maker).
- Para melhor aproveitamento nas atividades,alguns grupos tiveram que ser divididos.
Alunos realizando atividades de pesquisa na Sala de Tecnologias Educacionais
Vídeo produzido pelas alunas
Ana Laura Lopes e
Ana Laura Mardegan
Obs. Infelizmente outros vídeos foram corrompidos e não conseguimos recuperá-los em tempo.