sábado, 2 de julho de 2011
AOS MEUS AMIGOS
Quero parabenizar todos os alunos (as) que se dedicaram ao máximo para a avaliação de História e agradecer aos meus coordenadores (as) que entenderam e me apoiaram nesta proposta de trabalho.
O uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja num simples aparelho de celular ou até mesmo num laptop com banda larga. Incorporar essas tecnologias na educação é um desafio que podemos e devemos superar, a prova disso foi o excelene trabalho que vocês alunos desenvolveram nesse bimestre.
Atenciosamente,
Prof.Cido
O uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja num simples aparelho de celular ou até mesmo num laptop com banda larga. Incorporar essas tecnologias na educação é um desafio que podemos e devemos superar, a prova disso foi o excelene trabalho que vocês alunos desenvolveram nesse bimestre.
Atenciosamente,
Prof.Cido
SEGUE ABAIXO O "TÃO" AGUARDADO GABARITO DA PROVA DE HISTÓRIA
2° ano do Ensino Médio
Atividades Avaliativas de História
1. No vídeo BRASIL 1500 – Música vê-se que durante o período pré-colonial (1500-1530) os franceses ameaçavam invadir o litoral do Brasil, pois “queriam os seus direitos do novo mundo roubado”. Que navegador comandou uma expedição para patrulhar e proteger especificamente a região litorânea? (1.0)
( ) Gonçalo Coelho. ( ) Gaspar de Lemos.
( X ) Cristóvão Jacques. ( ) Tomé de Souza.
2. No vídeo trabalho – Capitanias Hereditárias, observa-se que o Donatário tinha o dever de “colonizar sua Capitania, defendê-la e resguardar o direito do Estado”. A palavra resguardar foi aplicado no sentido de afirmar que o Donatário: (1.0)
( ) Tinha o direito de ocupar a Capitania de forma permanente.
( X ) Deveria devolver a Capitania quando solicitada.
( ) Era obrigado a partilhá-la com outros donatários enviados pela Coroa.
( ) Poderia usufruir de forma integral de todo pau-brasil encontrado na Capitania.
3. Em relação ao estabelecimento do Governo Geral, é correto afirmar que: (1.0)
( ) Foi criado pelo governo português para descentralizar a administração na Colônia.
( ) Esse sistema eliminou de vez as Capitanias Hereditárias.
( X ) O governo português pretendia estabelecer um controle sobre a administração da Colônia.
( ) O poder dos capitães donatários era superior ao dos governadores gerais.
4. Várias eram as funções dos governadores gerais, exceto: (1.0)
( X ) Capturar e escravizar povos indígenas.
( ) Defender a Colônia do assédio de povos estrangeiros.
( ) Cuidar do comércio realizado pelos colonos.
( ) Controlar as áreas a serem colonizadas.
5. Existiram três tipos de expedições ao território brasileiro. As expedições patrocinadas pelo governo português são chamadas de: (1.0)
( X ) Entradas. ( ) Bandeiras.
( ) Monções. ( ) Invasões.
6. Segundo o historiador Bóris Fausto, como era a aparência e como viviam os bandeirantes? (1.0)
R: Os bandeirantes marcham descalços (...). Constituíram um grupo de origem portuguesa ou mestiça (...) e não tinham nada a ver com a imagem de heróis civilizadores. Do ponto de vista da organização social, os paulistas construíram uma sociedade rústica, com menos distinção entre brancos e mestiços, influenciada pela cultura indígena.
7. Faça uma síntese (resumo) de 5 a 7 linhas sobre o tema que você apresentou no seminário. (2.0)
Resposta Pessoal (de acordo com cada tema apresentado).
3° ano do Ensino Médio
Atividades Avaliativas de História
1. No vídeo História do Brasil – Revolução de 1930 observa-se que o candidato “natural” para suceder Washington Luís de acordo com a política do café com leite deveria ser:
( X ) Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. ( ) Menna Barreto.
( ) Isaías de Noronha. ( ) Júlio Prestes.
2. No Vídeo Getúlio Vargas – Era Vargas Dom Bosco observa-se que em 1930 ocorreu um movimento armado liderado por vários Estados brasileiros, exceto:
( ) Rio Grande do Sul. ( ) Minas Gerais.
( ) Paraíba. ( X ) Bahia.
3. Com o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, assume a presidência da República o vice-presidente:
( X ) Café Filho. ( ) Juscelino Kubitschek.
( ) Adhemar de Barros. ( ) Juarez Távora.
4. A música Cálice fez muito sucesso e tornou-se uma das maiores expressões artísticas contrárias ao regime militar. No vídeo, quais cantores aparecem interpretando a música?
( X ) Chico Buarque e Milton Nascimento. ( ) Gilberto Gil e Caetano Veloso.
( ) Geraldo Vandré e Raul Seixas. ( ) Tom Zé e Chico Buarque.
5. Pai! Afasta de mim este cálice.
Pai! Afasta de mim este cálice.
Pai! Afasta de mim este cálice.
De vinho tinto de sangue.
Analisando o refrão da música Cálice, é possível afirmar que:
( ) A música faz uma crítica a Igreja Católica.
( X ) A música faz uma crítica a censura.
( ) A música incentiva o povo a aceitar passivamente os mandos dos presidentes militares.
( ) A música convida os católicos a assistir as missas e a se comungar.
6. O vídeo que mostra cenas da novela Amor e Revolução foi produzido com qual música de protesto?
( ) Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré.
( X ) Apesar de você – Chico Buarque.
( ) Domingo no parque – Gilberto Gil.
( ) É proibido proibir – Caetano Veloso.
7. Faça uma síntese (resumo) de 5 a 7 linhas sobre o tema que você apresentou no seminário. (2.0)
Resposta Pessoal (de acordo com cada tema apresentado).
Assinar:
Postagens (Atom)