Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania, Poder e Relações Sociais
Turma – 3° Ano
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A chegada ao poder dos presidentes militares (1964-1985), a implantação dos Atos Institucionais, perseguição e repressão à sociedade civil.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Após o período de redemocratização (1945-1964) o Brasil viveu um período onde os representantes advindos das forças armadas subtraíram da sociedade a tão sonhada Democracia.
Estratégias e recursos da aula
Utilizar a Sala de Tecnologias e os respectivos computadores para acessarem sites que possa elucidar alguns conceitos a partir de palavras-chave: Democracia, Ditadura, Exílio, Músicas de Protestos, Atos Institucionais, Torturas, etc. Solicitar que a partir das idéias extraídas na pesquisa, tentem relacioná-las a imagem abaixo:
Disponível em:
ATIVIDADE 1
Para iniciar os estudos, o professor exibirá o DVD da TV Escola – História do Brasil por Boris Fausto – Regime Militar (n°08).
Após a exibição, o professor deverá abordar algumas questões em forma de debate:
· Esclarecer os alunos quanto à periodicidade do processo de repressão.
· Problematizar os recursos utilizados pelos militares para ampliar o cerco à sociedade.
· Discutir a produção cultural como meio de “driblar” ou “enfrentar” a censura.
· Explicar as conseqüências para aqueles que ousavam resistir à Ditadura.
· Comparar às formas de liberdades de ontem (Ditadura Militar) com as de Hoje.
As respostas deverão ficar registradas no caderno dos alunos para depois serem compartilhadas e auxiliar na produção de um texto coletivo e posteriormente exposto nos blogs abaixo:
ATIVIDADE 2
Após o debate, os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos acessando outros sites e assistindo aos vídeos disponíveis no YouTube:
Cada equipe, formada por quatro ou cinco componentes, ficará responsável pelos seguintes temas:
· Atos Institucionais.
· Músicas de Protestos.
· Participação da União Nacional dos Estudantes – UNE.
· Formas de Torturas.
· Artistas exilados.
As equipes serão formadas a partir de sorteio, assim como a definição dos temas. Será esclarecido os objetivos de cada tema a ser pesquisado, assim como os critérios de avaliação.
ATIVIDADE 3
Na Sala de Tecnologias, os alunos assistirão cenas de filmes que denunciam esse período também chamado de Anos de Chumbo.
Filmes sugeridos:
O que é isso companheiro?
Lamarca;
Eles não usam black-tie;
O ano que meus pais saíram de férias.
Disponível em:
ATIVIDADE 4
Os alunos se organizarão para um show de dublagem. Assistirão aos vídeos do YouTube sobre os principais artistas da época e das músicas consideradas de protestos e farão uma apresentação para a comunidade escolar do período (no caso, noturno).
Avaliação
Ao alunos serão avaliados: pelo domínio do tema; empenho para realizar as atividades; argumentação durante os debates; comprometimento durante as discussões; comprometimento com o grupo.
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