quarta-feira, 20 de julho de 2011

PROJETO - ECOS DA DITADURA

ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO



PROJETO


Professor - Aparecido de Souza
Disciplina - História






Ribas do Rio Pardo – MS
3°Bimestre/2011
1.       IDENTIFICAÇÃO
o   Escola Municipal São Sebastião - Ribas do Rio Pardo/MS.
o   Turmas (9°A e 9°B).
o   Disciplina – História.
o   Tema – Ditadura Militar (1964-1985).
o   Professor Aparecido de Souza.
o   3° Bimestre.

2.       PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA
o   Observando o assunto como parte da programação do bimestre, ocorreu a idéia de tentar trabalhar o assunto de forma diferenciada.
o   O foco do nosso estudo está concentrado n a investigação das chamadas músicas de protestos para conhecermos as mazelas promovidas pela Ditadura Militar (1964-1985).

3.       JUSTIFICATIVA
o   A definição do tema justifica-se pela importância de conhecermos um período da História do Brasil bastante sombrio em termos políticos, mas muito fértil em produções artísticas e culturais, principalmente na Música Popular Brasileira - MPB.

4.       OBJETIVOS
o   Conhecer o período da Ditadura Militar (1964-1985) denunciado pelas músicas de protestos.
o   Analisar os Atos Institucionais e verificar de que forma possibilitaram o enrijecimento do regime.
o   Pesquisar biografias de artistas de destaque da época.
o   Verificar as formas de repressão imposta pelos militares.
o   Resgatar a essência da Música Popular Brasileira - MPB.




5.       CONTEÚDOS
o   Governo João Goulart (1961-64)- Implantou Reformas de Base
- Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas
- Oposição das elites conservadoras
, Igreja e classe média
o   Golpe Militar (31/03/64)- apoio da classe média, igreja, EUA, elite: tinham medo do comunismo
- assume a presidência o marechal Castelo Branco
 
o   O Governo Militar (1964-85) – Implantação da Ditadura Militar  
- uso da repressão / investigação (SNI), censura
- bipartidarismo: ARENA X MDB
- prisões / tortura / exílio (artistas e políticos)
- oposição armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural
 
o   Governo Militar. - “Milagre econômico” : crescimento sem distribuição de renda e aumento da dívida externa
- influência dos EUA
- protestos e passeatas 
o   Cultura na década de 1960
- Cinema Novo: crítica a miséria do país e a realidade do Brasil
- Músicas de protesto e “alienadas”.    

6.       DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
o   História e Artes.

7.       METODOLOGIAS/PROCEDIMENTOS/CRONOGRAMA
o   Analisar o tema a partir do material apostilado (Opet) e suas indicações (filmes, livros, sites, etc.).
o   Pesquisar na Sala de Tecnologias Educacionais - STE sobre o tema em questão (em vídeos do You Tube, blogs, links e sites).
o   Ouvir e analisar diversas músicas de protestos.
o   Escolher uma música que melhor descreve o período e produzir um texto.
o   Em grupo ou individual, dublar ou cantar uma música de protesto.
8.       RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
o   Computadores;
o   Internet;
o   Impressoras;
o   Filmadora;
o   Câmera fotográfica;
o   Microfones;
o   Caixas de som;
o   Apostila da Opet.

9.       REGISTRO DO PROCESSO
o   O registro será feito através  de filmagens, das fotografias e dos textos produzidos.

10.   AVALIAÇÃO
o   Os alunos serão avaliados pela participação individual e coletiva em todas as atividades (pesquisa, produção e dublagem das músicas).

11.   DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
o   Os resultados dos trabalhos (show de dublagens) serão apresentados para toda a comunidade escolar (do período) e posteriormente serão disponibilizados no blog http://www.herodotomoderno.blogspot.com/.








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