domingo, 30 de outubro de 2011



O que é o Forum?
       Objetivo Geral 
       Fomentar as discussões sobre o trânsito com entidades governamentais, não governamentais e população, visando a busca de soluções para as suas problemáticas atuais
                em sua região;
Trânsito e sua
situação mundial

      Estimativas de 1,3 milhão de mortos;
      20 a 50 milhões de feridos/ano no trânsito no mundo;
      1ª causa de morte na faixa de 15 a 29 anos;
      2ª causa de morte na faixa de 5 a 14 anos;
      3ª causa  de morte na faixa de 30 a 44 anos;
       
      Custo; entre 1-2% dos PIB dos países;
      Projeções; até 2030, 2,4 milhões de óbitos/ano, passando da 9.ª para a 5.ª maior causa de óbitos no planeta; (atualizadas em 2009):
      Mais de 90% dos acidentes de trânsito com vitimas fatais ocorrem nos países de baixa e média renda e esses países só possuem 48% da frota mundial de veículos.

Principais atingidos:
      Usuários mais vulneráreis das vias: pedestres, motociclistas e ciclistas (: até 70% dos óbitos nos países mais pobres *);
      Países mais pobres, devido a menores condições de arcar com os custos dos acidentes;
      Segmentos sociais menos favorecidos: populações com menor acesso ao atendimentos emergenciais e pós-traumáticos.

Trânsito e Saúde
       Em 2004 a OMS dedica o Dia Mundial da Saúde à prevenção à morbimortalidade no trânsito.
       Publicação do Relatório Mundial Sobre Prevenção de Lesões no Trânsito;
      Seção plenária inédita na ONU para tratar o tema;
       Resolução da Assembléia  Geral conclamando os países membros a assumirem posições enérgicas.

Relatório da OMS
Orienta para
                Intervenções e                recomendações:
       Políticas de transporte e uso do espaço;
       Rede viária;
       Segurança veicular;
       Fiscalização;
       Atendimento às vítimas.

Principais Fatores de Risco:
       Álcool e direção
       Excesso de velocidade
       Não uso de cinto de segurança
       Não uso do capacete
       Não uso de equipamento de contenção de crianças (“cadeirinhas”) e desenho das vias e infra-estrutura.

SITUAÇÃO NO BRASIL
PERFIL DE MORBIMORTALIDADE:
LESÕES E MORTES PROVOCADAS PELO TRÂNSITO

Principais causas de morte
segundo faixa etária.
Brasil em 2008
Principais causas externas de
morte segundo faixa etária.
Brasil, 2008


Óbitos
por Acidente de Trânsito
Brasil, 2000 a 2008
       Ano                      Óbitos
       2000                      28.995
       2001                      30.524
       2002                      32.753
       2003                      33.139
       2004                      35.105
       2005                      35.994
       2006                      36.367
       2007                      37.407
       2008*                     36.666

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes – VIVA
       Acidentes de Transporte Terrestre segundo Meio de Transporte das Vítimas notificadas no VIVA. Brasil, 2007



Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2010 – Suplemento de Saúde
q  2,5% (4,8 milhões de pessoas) se envolveram em acidente de trânsito
q   Entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 52,9% eram condutores ou ocupantes de veículos, 30,1% eram condutores ou ocupantes de motocicletas e 5,6% eram pedestres


MOTOS?

Com a situação piorando buscou-se então formas de reduzir os aumentos progressivos dos acidentes
PLANO DE AÇÃO DÉCADA 2011 – 2020:
Tem como diretriz;
SEGURANÇA VIÁRIA, PREVENÇÃO DAS LESÕES, MORTES NOS ACIDENTES E PAZ NO TRÂNSITO
Antecedentes
  1. 2005 – Conferência Pan-americana de Segurança Viária– Brasília;
  2. 2006 – Conferência de Santiago – Santiago, Chile;
  3. 2006 – Conferência de São José – São José, Costa Rica;
  4. 2007 – Conferência de Porto Rico –  San Juan, Porto Rico;
  5. 2007 – Conferência da ONU – Genebra, Suíça;
  6. 2008 – Declaração de Mérida, México – Ministros da Saúde das                 Américas e Caribe;
  7. 2009 – Conferência Ibero americana – Madri, Espanha;
  8. 2009 – Conferência de Ministros – Moscou, Rússia   


       Brasil participou da 1º Conferência Mundial de Ministros de Segurança Viária (ONU/OMS) e apresentou a experiência da implantação e avaliação da “Lei Seca” (19 de nov/2009).
Declaração de Moscou
Fora proposta a Assembléia Geral das Nações Unidas
que declare a década de 2011-2020
"Década de Ação para a Segurança Viária",
com a meta de:
 Estabilizar e reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito em 2020;

DÉCADA DE AÇÕES PARA A
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Pilares
       1. Gestão nacional da segurança no trânsito;
       2. Infra-estrutura viária adequada;
       3. Segurança dos veículos;
       4. Comportamento e segurança dos usuários;
       5. Atendimento ao trauma, assistência pré hospitalar, hospitalar e à reabilitação.

Pilar 4: Comportamento
e segurança dos usuários
  1. Melhorar o conhecimento sobre os principais fatores de risco;
  2. Implementar medidas educativas e de comunicação que promovam adesão às medidas de prevenção;
  3. Implantação e cumprimento das normas de limites de velocidade;
  4. Implantação e cumprimento das normas de níveis de alcoolemia ;
  5. Implantação e cumprimento das normas de utilização de capacetes e outros equipamentos de segurança individual

Pilar 4: Comportamento
e segurança dos usuários
6. Implantação e cumprimento das normas de utilização de cintos de seguranças e dispositivos de retenção para crianças
7. Implantação e cumprimento das leis e normas para veículos comerciais de frete e transporte público
8. Desenho e implementação de campanhas de publicidade efetivas que proporcionem uma adesão sustentada por parte da população às leis e regras  de trânsito;
9. Promover a implementação de educação continuada para trabalhadores dos órgãos de segurança de trânsito
REAVALIAÇÃO
DOS VALORES
       É urgente uma reforma de valores feita pelos cidadãos;
       Exercitar a cidadania (Direitos e Deveres);
       Ações afirmativas para o trânsito seguro e cidadão;

A crise mundial de segurança viária só poderá ser enfrentada mediante a colaboração multisetorial e as alianças entre os setores público e privado e a participação da sociedade civil.  
O que VOCÊ
pode fazer pelo trânsito?
       Entender que o trânsito é um problema de todos;(governo e população)
       Mudar o comportamento pessoal no trânsito;
       Influenciar pessoas próximas sobre segurança;
       Pensar e desenvolver pequenas ações em coletivos (escolas, igrejas, empresas, etc);
       Trabalhar em parceria.
AGORA É COM VOCÊ!

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